sábado, 3 de setembro de 2011

Exposição “Colunas” no Palácio Capanema, no Rio

Exposição “Colunas” – Foto: Sebastião Castellano
Foi aberta, nesta quinta-feira, dia 11de agosto, no Mezanino do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, a  exposição Colunas, de José Spaniol. Vencedora do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010, a instalação do artista gaúcho, além de destacar a relação entre o objeto e o espaço, interage com o olhar do visitante sobre a questão da realidade e da ilusão.
São 30 colunas no total, 12 originais do próprio edifício, que foram revestidas do mesmo material das 18 criadas por Spaniol. Ao visitante, cabe descobrir ou não quais são as “originais” do artista. “É curioso ver as pessoas olhando os detalhes, tocando para sentir a diferença da textura e mesmo assim errando nas suas escolhas. E a ideia é justamente essa, instigar, incentivar o olhar do visitante para a obra e o sentido de real e da imaginação”, explica José Spaniol.
A mostra “Colunas” foi exposta, pela primeira vez, em 2003, no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo. Em 2007, outra versão foi apresentada no museu da Fundação União Fenosa, na cidade da Coruña, na Galícia, Espanha. Em cada edição, segundo o artista, o sentido da ocupação foi completamente diferente, variando de acordo com o espaço e com o material da instalação.
“As obras de Spaniol são únicas no sentido do imaginário, no sentido de criar uma situação da improbidade da ilusão”, opina Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte. A exposição “Colunas” fica no Mezanino do Palácio Gustavo Capanema até o dia 7 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
ColunasDe José Spaniol
Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea
Visitação: até 7/10, de segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: Mezanino do Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário