sábado, 3 de setembro de 2011

Feira Internacional de Arte Contemporânea no Rio





Rio de Janeiro sediará a 1a. Feira Internacional de Arte Contemporânea




ArtRio vai reunir na zona portuária mais de 80 galerias brasileiras e internacionais

24/08/2011


Texto: Juliana Romar

A cidade do Rio de Janeiro receberá no Píer Mauá, entre os dias 8 e 11 de setembro, a ArtRio – Feira Internacional de Arte Contemporânea. Considerada a maior do setor de artes no Brasil, a feira tem o patrocínio da Prefeitura do Rio e vai reunir pela primeira vez na cidade 83 galerias brasileiras e internacionais, com obras de mais de 700 artistas.

A programação oficial do evento foi apresentada nesta quarta-feira, dia 24, no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com a presença do secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, e dos organizadores da ArtRio, Brenda Osorio, Elisangela Valadares e Luiz Calainho.




Durante a cerimônia, Antônio Pedro destacou a vocação da cidade para receber grandes eventos e seu potencial turístico:

- O Rio de Janeiro sempre foi um vocalizador do Brasil inteiro. Tudo acontece aqui primeiro para depois se espalhar pelo país, então, nada mais natural do que esse evento de arte acontecer aqui. Nós precisamos popularizar cada vez mais a arte e, por isso, a prefeitura tem que investir num evento que está começando e que considera importante. Esse é mais um potencial turístico para a cidade e o Rio só tem a ganhar – afirmou o secretário de Turismo.

De acordo com os organizadores, a ArtRio irá atrair um público de cerca de 20 mil pessoas, entre colecionadores, marchands (pessoas que negociam obras de arte), jornalistas e apreciadores de arte, que poderão adquirir diversos formatos de arte moderna e contemporânea, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias e vídeos.




Durante os quatro dias de feira, os visitantes terão acesso a visitas guiadas, palestras e debates com curadores e artistas nacionais e internacionais, além de espaço dedicado a publicações de arte, que abrangem desde a vanguarda modernista até a arte contemporânea, com muitas obras ainda inéditas no país.

O empresário Luiz Calainho acredita que o evento agitará a cena cultural da cidade, fortalecendo a economia e o turismo:

- Eu acredito que o Rio de Janeiro deseja fazer parte do circuito de cidades criativas do mundo. E a cada ano que passa ele se fortalece, mas faltava falar de arte. Portanto, sob o ponto de vista de negócios, de educação, de cultura, uma arte faz todo o sentido para ser uma referência e inserir o Rio nesse setor. E quando imaginamos que o Rio vai sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas, a Rio+20, não temos dúvida de que temos a capacidade de transformar a ArtRio numa das maiores feiras do mundo. Precisamos aproximar a arte da população, pois, no final, ela é cultura, educação e desenvolvimento – ressaltou.




A ArtRio, que vai funcionar das 12h às 20h, nos armazéns 2 e 3, do Píer Mauá, terá 50% de suas galerias de artistas internacionais, como Tristian Koenig (Austrália), Mario Sequeira (Portugal), Crone (Alemanha), Bendana-Pinel (França) e Magnan Metz (Estados Unidos).

A organizadora Elisangela Valadares explicou a escolha da região portuária para a realização da feira:

- Escolhemos o Píer Mauá porque não podíamos ficar fora dessa revitalização incrível do Porto Maravilha. Os armazéns atendem perfeitamente a nossa ideia de crescer cada vez mais, pois é um lugar fantástico e com potencial enorme. O Rio de Janeiro é o celeiro das artes. Os principais artistas brasileiros são cariocas. Queremos fazer uma transformação na história da arte nessa cidade – disse.




Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.artriofair.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário