sábado, 3 de setembro de 2011



Gênero: Museu
Localidade: Rio de Janeiro - RJ
Nome: Museu de arte popular Casa do Pontal
Texto Geral: A Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo é composto por esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por artistas populares de todas as regiões brasileiras. A coleção, o edifício, os jardins e a montagem da mostra foram projetados e executados pelo designer francês Jacques Van de Beuque, também responsável pela coleta das peças, no que investiu seus próprios recursos financeiros e 50 anos de pesquisas e viagens. A exposição permanente é organizada por temas, percorrendo as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Tombado em 1989 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o museu recebeu, em 1996, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que o reconheceu como "melhor iniciativa no país em prol da preservação histórica e artística de bens móveis e imóveis". Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à UNESCO, "A Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira... pode ser considerada como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro". Nos últimos 30 anos, foram feitas 33 exposições parciais do acervo no Brasil e em treze diferentes países no exterior. O Museu é apoiado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e pelo Ministério da Cultura, desde 1996.

Aberto de quinta a domingo de 10 às 17 horas. Oferece descontos no pagamento de ingressos para estudantes, professores e idosos.
Caráter: Privado
Vinculado a: Associação Casa do Pontal
Caracterização: Acervo de 8.000 peças (esculturas) de arte popular de cerca de 200 artistas de todas as regiões brasileiras. A exposição permanente é organizada tematicamente em 1.500 m2 de galerias.
Objetivos: Divulgar a arte popular brasileira e preservar o acervo colecionado por Jacques Van de Beuque, criador do Museu.
Atividades Especializadas: Exposições temporárias no Brasil e no exterior, atividades educativas – com visitas teatralizadas à exposição permante de escolas públicas e particulares e promoção de seminários voltados para educadores e guias de turismo cultural –, restauro de obras, divulgação da arte popular brasileira pela Internet e outras mídias, edição de livros, pesquisa.
Endereço: Estrada do Pontal, 3295 Recreio dos Bandeirantes
CEP: 22785-580
Município: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Código Telefônico: 21
Telefone: 55-21-24903278
Fax: 55-21-22053008
E-mail: pontal@openlink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário